No-Poo e Low-Poo: Para Iniciantes!



       O QUE É ESSA TÉCNICA? 
Low-Poo: A tradução é pouco shampoo, seria procurar shampoos que não tenham substancias proibidas. Não que você vai diminuir o uso de shampoo e sim trocar o tradicional por um shampoo sem sulfato
No-Poo: A tradução é sem shampoo. A técnica consiste em utilizar o Co-Wash que são condicionadores para higienizar os fios (parece estranho mas o resultado é incrível)



     POR QUE ADERIR? 
 A curto prazo você não vai gostar pois o cabelo da uma estranhada e fica com uma textura estranha mas a longo prazo é maravilhoso. O cabelo fica mais forte, mais resistente e muito mais hidratado pois o que mais resseca os fios são os sulfatos. As cacheadas e loiras são fortes candidatas a essa técnica pois como evita o ressecamento e a quebra o cabelo fica muito mais saudável e bonito.

Os derivados de petróleo que você encontra nos seus produtos acabam criando uma película ao redor do fio, fazendo com que as hidratações não penetre no cabelo ficando apenas em cima dessa película, por isso que muitas vezes hidratamos o cabelo mas ele continua quebrando.

    POR ONDE COMEÇAR:
Sulfatos: (LOW POO)
A oleosidade natural do couro cabeludo é rica em nutrientes, mas, na nossa sociedade, é vista como suja, ainda que a pele, os cabelos e até os nossos órgãos façam bom uso de óleos. A indústria cosmética usa sulfatos agressivos (como o sódio lauril sulfato) para criar bastante espuma, "sinônimo" de limpeza. As impurezas do dia a dia vão embora, mas também perdemos toda a capa protetora imprescindível, fruto da inteligência evolutiva da nossa espécie como um todo. Uma consequência muito comum desse hábito moderno é a oleosidade excessiva, e também a caspa.

Em resumo, sulfato (S02-4) é um sal de ação detergente responsável pela espuma do xampu. É diferente do sal de cozinha, o cloreto de sódio (NaCl), também presente na composição, mas que age como emulsificante, deixando o xampu com textura mais viscosa. Quando um xampu tem no rótulo as palavras "sem sal", é ao cloreto de sódio que se refere, mas, infelizmente, ele é o menos agressivo dos dois. (fonte)



A meta é usar o mínimo de sulfato possível (responsável muitas vezes pela espuma) e derivados de petróleo. Existem muitos deles proibidos para a técnica e possivelmente você tem quase que todos eles na sua casa pois são baratos e quando aplicados no cabelo dão um efeito de imediato deixando os fios macio e brilhosos durante algumas lavagens, apenas ocultando o problema mas não resolvendo.
Segue a tabela do que se evitar: (procure em seu shampoo)
 
Petrolatos: (No Poo e Low Poo)
O petrolato é um dos derivados do petróleo cru, que, após a desparafinação (retirada da parafina) de óleos pesados, transforma-se em uma substância gelatinosa incolor ou amarelada. Pode ser comercializado sob o nome de vaselina, óleo mineral, ou parafina líquida, e é usado em remédios, cosméticos e produtos para cabelo em larga escala, graças ao seu baixo custo. (fonte)

É como usar uma chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro, carece de substâncias essenciais a sua saúde.Grande parte dos cosméticos com petrolatos, possuem uma ação imediata, quando se trata dos quesitos brilho e alinhamento dos fios.A película brilhosa não só mascara a saúde dos cabelos como impede que muitas vitaminas e nutrientes dos cosméticos sejam absorvidos com eficácia.No entanto, esta película que os petrolatos formam, não ficam para sempre nos fios. Todos os derivados de petróleo são removidos dos cabelos com o bendito: shampoo malvado! Aqueles que falamos mais acima.
É um ciclo, onde um depende do outro:
Produtos com petrolatos - Precisam de shampoo agressivo - Causando ressecamento

Segue a lista dos que são proibidos
Silicones Insolúveis: (No Poo) 
Como no No Poo se usa a tecnica de Co-Wash para lavar os cabelos os silicones insolúveis em água são PROIBIDOS (porem liberados no Low Poo) pois o Co-Wash não é capaz de tira-lo
Segue a lista dos proibidos: (podem no LOW POO)


       NOVA ROTINA: 
  1. Limpe TUDO que você usa no cabelo, desde presilhas á escovas e pentes para não haver resíduo nenhum de petrolatos (pode ser com detergente ou shampoo com sulfato)
  2. A primeira lavagem deve ser feita com um shampoo COM sulfato para retirar os resíduos anteriormente aplicado. 
  3. O condicionador DEVE ser um liberado tanto você for aderir ao Low poo ou No Poo.
  4. Abolir todos os produtos proibidos. Desde que você não use mais shampoo com sulfato. 
    APENAS O CONDICIONADOR VAI DEIXAR MEU CABELO LIMPO? 
Desde que seja um produto de Co-Wash sim, eles conseguem limpar o cabelo, deixar cheiroso e manter hidratado sem precisar de um shampoo. A ideia parece repulsiva pois não há espuma mas é só questão de costume. O Co-Wash é capaz de tirar até mesmo Umectação (CONHEÇA AQUI)

Não é preciso decorar as tabelas, mas tenha ela nas mãos quando for comprar algo para te ajudar. 

0 Comentarios:

Postar um comentário